Segurança Taticco garantindo cuidados com a segurança residencial durante as férias

Cuidados com a Segurança residencial durante as férias

O período de férias é muito aguardado por toda família. É o momento de preparar as malas para o tão merecido descanso, tempo de renovar as energias já se preparando para o ano novo que estar por vir. Mas, a verdade, é que se por um lado as pessoas devem aproveitar ao máximo o período de lazer, por outro lado, não podem esquecer dos cuidados com a segurança residencial durante as férias.

Afinal, os criminosos podem aproveitar para agir com maior liberdade quando grande parte das famílias saem em viagem e deixam seus imóveis vazios. Melhor se prevenir, não é mesmo? Preparamos algumas dicas especiais!

Planejando as entregas durante o período de férias

Com a mesma atenção e cuidado que cuidamos do planejamento de viagens, comprando passagens, colocando em dia a manutenção do carro, preparando o melhor roteiro e reservando hotéis, devemos preparar a casa para nossa ausência. As primeiras medidas tomadas devem ser pedir a paralisação das entregas nesse período ou agendá-las de modo que tenha sempre alguém de confiança na residência para recebimento do material.

Afinal, caixas de correio cheias, periódicos espalhados pelos portões ou múltiplas tentativas de entregas de materiais sem sucesso são indicativos fortes de que a casa está vazia e pode acabar sendo um convite para os invasores.

Desligue a campainha durante o período de férias

A fim de verificar se o imóvel está mesmo vazio, criminosos usam uma tática simples. Acionam a campainha em horários diversos, a fim de confirmar a existência ou não de moradores no período. Ao ouvirem o sinal do lado de fora em várias ocasiões e perceberem que não são atendidos, podem aproveitar para realizar o roubo. Deixar de dar essa confirmação é tão simples quanto. Desligue a campainha! Em alguns casos, sem ouvir o ruído, escolhem não agir. É o benefício da dúvida.

Transfira as ligações fixas

Outra estratégia que pode ser adotada pelos criminosos é ligar para a residência em horários diversos, com a finalidade de comprovar a ausência dos moradores. Para evitar que o telefone toque constantemente sem ser atendido, redirecione as chamadas do seu número fixo para o celular, assim poderá atender as chamadas sempre que puder.

Tome cuidado com as luzes

Uma prática bem comum é deixar algumas luzes sempre acesas dentro do imóvel. Tal atitude, na verdade, pode ter um efeito contrário ao desejado e acabar sendo um chamariz para os bandidos. Percebendo que as lâmpadas estão acesas dia e noite, não fica difícil concluir que a casa está vazia. Dê prioridade, portanto, ao uso de temporizadores, que são adequados para ligar e desligar a iluminação em horários determinados, aparentando assim a presença de pessoas na residência.

Evite fazer alarde sobre a viagem

Todos querem contar aos amigos sobre a tão esperada viagem de férias!

Mas tenha atenção: Cuide-se para não criar alarde sobre sua saída a pessoas desconhecidas, como em locais públicos e redes sociais, por exemplo. Uma das estratégias dos criminosos é manter os ouvidos sempre atentos para tudo o que se passa a sua volta, buscando pelas melhores oportunidades para agirem.

No momento da saída, por exemplo, o carregamento das malas deve ser feito de forma rápida e organizado de forma a não chamar atenção. Evite carregar carros em vias públicas. Ao chamar um táxi, opte por pessoas ou empresas de confiança. Não passe informações ao motorista sobre a viagem e período de ausência.

Crie um movimento na residência

Deixar as chaves da casa com uma pessoa de sua total confiança e pedir que ela visite o imóvel, para criar uma movimentação, abrindo portas e janelas, regando jardins e marcando presença é uma boa opção. Os jardins também podem se tornar ótimos sinais de ausência, especialmente quando ficam sem irrigação por vários dias seguidos. Lembre-se disso na hora do planejamento!

Confira portas e janelas antes de sair

Faça a devida manutenção de portas e janelas antes de colocar o pé na estrada. Não crie oportunidades para surpresas desagradáveis.

Não guarde valores na casa vazia

Joias, valores em dinheiro e outros pertences valiosos não devem ficar guardados em imóvel vazio, afinal, mesmo que você tome todos os cuidados, a invasão é sempre possível. Então simplesmente não dê a oportunidade para que os bandidos tenham a vantagem de encontrar bens de grande valor na sua casa, mantendo-os em algum outro local enquanto você e sua família estão em lazer.

Segurança eletrônica e monitoramento

Equipamentos de alarme e monitoramento remoto, com câmeras e sensores de presença instalados, em conjunto com cercas elétricas, diminuem as oportunidades para a ação dos ladrões. No entanto, para que eles tenham eficiência, é preciso que tenha uma empresa responsável operando. Antes de viajar solicite a manutenção à empresa responsável. Certifique-se que todos os telefones cadastrados junto a empresa responsável estejam atualizados.  Com o My Security da Taticco ficou muito prático monitorar as imagens das câmeras instaladas na sua casa de qualquer lugar do mundo através do smartphones.

Prefira adquirir equipamentos e contratar serviços de uma empresa do segmento de segurança que tenha idoneidade e seja reconhecida por ter sua capacidade técnica comprovada. O investimento certamente vale a pena!

Agora se você quer viajar e curtir suas férias despreocupado, entre em contato conosco! 

www.taticco.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest