atendimento em ambiente hospitar seguro por segurança patrimonial hospitalar

SEGURANÇA PATRIMONIAL HOSPITALAR

Nos dias atuais o assunto segurança deve ser levado cada vez mais a sério. Pensando nisso, hospitais e clínicas devem tomar medidas preventivas para evitar serem também vítimas de crimes ou situações que coloquem em risco o bem-estar de pacientes e colaboradores. Preparamos um guia que vai ajudar a entender um pouco mais sobre a Segurança Patrimonial Hospitalar e sua importância.

O que é a vigilância patrimonial?

O objetivo da vigilância patrimonial é prevenir incidentes que possam colocar em risco a integridade das instalações, patrimônio e colaboradores das mais diversas organizações, através de práticas, medidas de proteção e projetos personalizados, capazes de criar maior sensação de tranquilidade e efetiva proteção dos recursos humanos e materiais, além de Integrar vigilância humana, equipamentos de ponta e procedimentos certeiros, de forma a oferecer uma solução que atenda as caraterísticas de cada contratante.

Qual a atuação da segurança patrimonial hospitalar?

Nos hospitais públicos ou privados a vigilância patrimonial exerce papel fundamental para que a ordem seja mantida. As medidas mais usuais são a proteção de entradas não permitidas, proteção de entradas permitidas, controle de acesso, controle do acesso de materiais e o controle do acesso de veículos. Da mesma forma, atuar com rondas, supervisão 24h, profissionais devidamente treinados em locais estratégicos e vigilância ostensiva fazem parte do projeto.

Por que o ambiente hospitalar precisa de segurança patrimonial?

Hospitais e clínicas são locais com grande circulação de pessoas, colaboradores, além das internações, sendo assim, a segurança patrimonial hospitalar tem o objetivo de evitar ou combater ações criminosas que possam colocar em risco a vida e bem-estar dos usuários.

Uma das primeiras ações inseridas é o controle de acesso, que gera segurança e tranquilidade à rotina de médicos, enfermeiros, equipe administrativa, pacientes e acompanhantes, ou seja, gera elevado controle na movimentação de pessoas em áreas especiais ou de acesso restrito.

Outra parte importante é o monitoramento por imagens. A captação e gravação das imagens é feita por câmeras e proporciona mais conforto para pacientes e colaboradores.

Certamente esse projeto precisa ser desenvolvido por uma empresa com experiencia e que tenha profissionais capacitados e treinados para executar as ações, tanto em hospitais públicos quanto privados.

Por que devo contratar esse serviço?

  • Proteção do estoque: O desaparecimento de remédios, materiais cirúrgicos e equipamentos podem causar prejuízos caso o local não seja devidamente monitorado.
  • Proteger os recursos humanos: Com a rotina de elevado fluxo de pessoas, a identificação de pessoa a pessoa se torna complexa. Dessa forma, é de extrema importância possuir um sistema de controle de acessos eficaz, até mesmo nos estacionamentos.
  • Obter equipamentos adequados: É essencial investir em tecnologia, adquirir equipamento como catracas com leitores de crachás de identificação ou leitores de digitais e sistemas de monitoramento modernos. Contar com tecnologias que otimizam o serviço de segurança.
  • Conter a violência: Lugares que possuem alto índice de violência merecem atenção especial, por isso, a segurança patrimonial hospitalar se torna indispensável.

Pontos importantes:

  • Muitas pessoas podem confundir o serviço de portaria com o de vigilância patrimonial. Entretanto, a diferença é que na portaria as responsabilidades são de controle de acesso e recepção. Na vigilância o foco é na segurança da empresa como o todo. Um não substitui ou pode exercer o papel do outro.
  • O serviço de vigilância é feito apenas por empresas autorizadas pela Polícia Federal. Além de passarem pelo curso de formação, os vigilantes devem fazer reciclagem a cada 2 anos.

Agora você já conhece a importância da vigilância patrimonial em hospitais. Ela diminui a probabilidade de ocorrências que coloquem em risco a vida de pessoas e recursos materiais, assim como a importância da contratação de uma empresa que tenha experiência no mercado e profissional preparados. A Taticco Segurança tem experiência no mercado e tecnologia para proporcionar a segurança que você precisa. Clique aqui e faça um orçamento online!

Acesse www.taticco.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest